você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Spotify, Chromecast, Last.fm e Linux: uma solução

Colaboração: Hermes de Araujo Borges

Data de Publicação: 12 de setembro de 2017

Eis que você tem um chromecast conectado à sua tv, mas não quer mantê-la ligada apenas para ouvir suas músicas prediletas. Pensando nisso os camaradas do Google nos ofereceram uma excelente solução: chromecast audio. [1] Com ele você pode manter sua tv desligada, posto que o disposito se conecta à sua aparelhagem de som (HT, estéreo).

Já faz um tempo que o Spotify [2] oferece suporte a esses dois aparelhos (chromecast audio/video), mas se você é um usuário do serviçoLast.fm [3], você já deve ter reparado que as músicas reproduzidas pelo chromecast acabam não sendo catalogadas pelo portal. Curioso é que mesmo com as inúmeras reclamações sobre o problema os desenvolvedores do Spotify não se comoveram muito.

Um pouco antes de eu atualizar meu Debian para a versão Jessie eu fazia umas brincadeiras com o Sid e ali eu tive contato com um programa chamado pulseaudio-dlna. [4] Para minha surpresa ele suportava chromecast, e com isso tornava-se possível o "scrobbling" das músicas tocadas no programa do Spotify para {desk,lap}top para o Last.fm. Para isso é necessário instalar o programa e configurá-lo de acordo com o(s) nome(s) dado(s) ao(s) chromecast(s) que você usa em sua casa. Abaixo a mágica.

Instalação

  # apt-get install pulseaudio-dlna
  $ pulseaudio-dlna --create-device-config

Reinicie o daemon do pulseaudio (aqui ele não está em "system mode"; e feita a configuração, o restart não é mais necessário) e execute o pulseaudio-dlna:

  $ pulseaudio --kill; pulseaudio --start --log-target=syslog
  $ pulseaudio-dlna --filter-device 'name of your cast device'

É bem provável que você tem o pavucontrol instalado, já que seu sistema tem pulseaudio (do contrário, instale-o com apt-get). Abra o programa e escolha a saída correspondente ao chromecast configurado

  $ pavucontrol

Execute o cliente do Spotify e seja feliz novamente! :D

  $ spotify &

Notas

i) O cliente para {desk,lap}top é quem está fazendo o "scrobbling" das faixas: para esse setup ele é imprescindível;
ii) Ainda é possível usar o Spotify pelo telefone, mas como um "controlador" do cliente para {desk,lap}top;
iii) Dependendo da utilização de sua rede sem fio pelo seu computador, o atraso entre a ação tomada no cliente e a reprodução pode aumentar muito (de alguns mili a mais de 30 segundos).



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Hermes de Araujo Borges

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script