você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Android não é Linux

Colaboração: Anahuac de Paula Gil

Data de Publicação: 30 de agosto de 2017

Linux é um kernel. O nome do sistema operacional é Android.

Sei que essa discussão é repetitiva e, provavelmente você já ouviu, leu ou até mesmo participou de alguma discussão sobre esse assunto. Mas pense um pouco: se é repetitivo é porque não há consenso. Então me dê uma chance de contar essa história.

O Google criou um sistema operacional livre chamado Android. No início eles não tinham um kernel livre, então usavam um proprietário enquanto se concentraram em todo o resto: sistema de arquivos, shell, editor de texto, compiladores, interface gráfica e muito mais.

Um dia alguém sugeriu o uso do kernel Linux, que permitia ser adaptado para a plataforma de hardware que o Google usava, estava licenciado por GPL e tinha um ótimo desempenho. Os testes foram um sucesso tão grande que eles logo decidiram rebatizar o sistema operacional de Android/Linux. Agradeceram demais ao Linus Torvalds e o mundo todo ficou sabendo.

A medida que o Android/Linux foi se tornando popular a fama de Linus também. Diversos ativistas e usuários entusiasmados começaram a chamar o SO apenas de Linux, porque era mais fácil e bonito. O Google fez campanhas educativas, tentou explicar que não seria correto eliminar o nome Android, afinal de contas eles tinham criado o sistema operacional. Não adiantou nada: os usuários mais fanáticos decidiram. acusaram o Google de interferir na liberdade de escolha do nome e Linus fez um depoimento emocionado onde disse: "As pessoas devem ter a liberdade de chamar o sistema operacional como bem quiserem. Eu chamo de Linux e acho que é absurdo e ridículo que queiram forçar as pessoas a chamá-lo de Android/Linux."

A Linux Foundation decidiu incorporar softwares não livres ao kernel linux para torná-lo mais compatível com os dispositivos disponíveis. Assim o Linux seria ainda mais popular. Deu certo: o Linux agora é o sistema operacional mais usado no mundo, pois está presente em mas de 86% de todos os smartphones do mundo.

É claro que o Google tentou reagir várias vezes, mas falhou. Foi acusado de xiita, de radical e de anti capitalista. Entretanto o argumento mais emblemático é que o se fosse para chamar o sistema operacional de Android/Linux, então seria muito mais justo chamá-lo de Android/Chrome/Maps/Waze/Hangout/Linux.

O que tinha começado como um projeto de software livre chamado Android, conquistou o planeta conhecido como Linux e contém tanto software privativos que nem é mais software livre.

É claro que o kernel é uma parte vital de um sistema operacional, mas a interface gráfica, o sistema de arquivos, o navegador e o editor de textos também são. O sistema operacional é a soma de todos seus componentes e não apenas o de um ou dois mais importantes.

O mercado gosta de determinados nomes e os usa para identificar objetos, definir conceitos e até mesmo para estigmatizar pessoas. Hacker como sinônimo de criminoso cibernético e Gilette para lâmina de barbear, são alguns exemplos. Seja por pressão financeira, campanhas de marketing ou interesses sócio-políticos, sempre há uma razão por trás disso.

Os criadores originais do Android estão convencidos que remover o nome Android é uma estratégia para remover a importância da liberdade do software da cena. Dizendo apenas Linux e mostrando apenas o pinguim, não se passa o recado da liberdade do software para o mercado.

...

É claro que você não chama o Android de Linux. É claro que você deve achar essa história um absurdo.

Então saiba que quase tudo que descrevi acima é verdade. E você ajuda a perpetuar o absurdo sempre que se refere a qualquer sistema operacional como Linux.

O nome do sistema operacional livre ou não - Ubuntu, Trisquel, Fedora, Parabola, openSuse, Ututo, Debian - é GNU. Ele foi criado em 1983 por Richard Stallman, que incorporou o kernel Linux em 1992.

Se você acha que as liberdades do software são fundamentais e quer ajudar o Movimento Software Livre de verdade, nunca mais diga que o sistema operacional é linux ou que uma distribuição é linux. É tão absurdo quanto chamar o Android de linux.

Lembre-se: o nome do sistema operacional é GNU.

Saudações Livres!
Me encontre no grupo #ultraGNU do https://riot.im



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Anahuac de Paula Gil

Opinião dos Leitores

leo
03 Set 2017, 14:20
Muito bom o texto.
darci souza
01 Set 2017, 16:33
Ainda bem que aqui consta "Opinião dos Leitores". Artigo ABSURDO, preocupado com detalhes de como chamar ou nao chamar.... É usual se referir a sistemas operacionais chamando de Linux, sim !!! Qualquer objeção a isso tem conotações políticas e não técnicas. Se não tem um artigo bom para postar, então não poste nada.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script